Atividades em 2013/I

by

O primeiro semestre de 2013 foi repleto de atividades, em duas entidades parceiras: Associação de Artesãos da Operária de Campo Bom e Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial – ABEFI, unidade Ação Encontro. Na primeira, nos dias 6/5, 20/5, 3/6, 17/6 e 1/7, realizamos oficinas para qualificação do produto artesanal. Foram discutidas possibilidades para a produção artesanal, além de aulas sobre cores e oficina específica para reflexão sobre identidade cultural. Os resultados do trabalho na Associação de Artesãos da Operária de Campo Bom foram reportagem na edição maio-junho do Jornal Comunidade.

Já na ABEFI, realizamos um ciclo de quatro oficinas com a turma da manhã de pré-adolescentes, nos dias 14/5, 15/5, 16/5 e 4/6. O objetivo era refletir sobre valores e identidade do grupo, em bate-papo sobre interesses, oficinas de desenho individual e conjunto, oficina de cor e arte-educação, sendo esta com ênfase nos artistas do Vale dos Sinos. Por último, o grupo decidiu por um desenho que representasse os valores e identidades discutidos, além de fazer um exercício de naming (criação de nome). Essa síntese foi consolidada numa oficina de serigrafia, na qual gravamos o desenho em camisetas para todos os integrantes. O ciclo se repetiu com a turma da tarde, nos dias 28/5, 6/6, 13/6 e 20/6. O apoio da ABEFI foi fundamental para o trabalho, assim como de seus parceiros, que doaram as camisetas, e também de voluntários da comunidade, que operacionalizaram a serigrafia. Os resultados foram divulgados em matéria do Jornal NH, no Jornal Comunidade e no site da Associação.

Além dessas atividades, em 14/6 ministramos uma oficina na 4ª edição do Núcleo de Formação da Incubadora de Economia Solidária, intitulada ‘Design Social: desenvolvimento de novos produtos de artesanato a partir da identidade local’.

Na busca por uma aproximação com o curso de Design e comunidade acadêmica, participamos da Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – ICET, em duas oficinas: ‘Design e identidade visual: uma construção colaborativa’, que contou com a presença da diretora da entidade parceira ABEFI/Ação Encontro, e apoiamos a oficina ‘Design e tecnologia assistiva’. Ainda no que refere à indissociabilidade entre ensino e extensão, replicamos a oficina que desenvolvemos junto às mulheres da comunidade Kephas em 2012/II, com a turma de Design e Sustentabilidade de 2013/I do curso de Design de Interiores. Em atividade conjunta das disciplinas de Projeto I – Design Social e Projeto II – Design Sustentável, promovemos a palestra ‘Design para calamidade: projeto de produto para situações de desastre’, com a egressa Tamara Barbian, em 13/5.

No final do semestre, apresentamos os resultados da ação extensionista em 2012, em três resumos expandidos, um para cada entidade parceira (Kephas, CECRIFE e ABEFI), no IX Salão de Extensão da Universidade Feevale.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: