As oficinas da semana acadêmica foram um sucesso!

by

No dia 17/04/2013, participamos de duas atividades da semana acadêmica do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – ICET/Feevale. Ministramos a oficina Design e Identidade Visual: uma construção colaborativa, além de apoiarmos a oficina Design e Tecnologia Assistiva, da professora externa Liliane Basso.

Na primeira, tivemos uma contextualização sobre o projeto de identidade visual e a explanação sobre metodologia participativa, com destaque para o envolvimento do sistema-cliente. Em seguida, tivemos um briefing real para o trabalho, com a Diziane Reys da Silva, diretora da Ação Encontro, unidade da ABEFI – Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial, parceira do projeto de extensão. Ela apresentou a ABEFI e a Ação Encontro, e sua atuação com jovens da Vila Palmeira, de Novo Hamburgo, em situação de vulnerabilidade social. Na terceira etapa, considerando a identidade das turmas de adolescentes, os participantes foram reunidos em grupos, nos quais fizeram exercícios de naming (criação de nome), logotipo, símbolo e padrão cromático. As apreciações intermediária e final foram feitas pela diretora Diziane, que ficou muito satisfeita com os resultados.

2013-04-17 20.46.12

Apresentação da ABEFI, pela diretora Diziane Reys

Capturar2

Acadêmicos conhecendo a entidade

Capturar4

Desenvolvimento de proposta de identidade visual

Capturar

Profa. Regina Heidrich, colaboradora do projeto de extensão, e Diziane Reys da Silva, da entidade parceira ABEFI

Na oficina ministrada pela professora Liliane Basso sobre Design e Tecnologia Assistiva, após uma explanação sobre produtos inclusivos, e em seguida foi passada a seguinte proposta ao grupo: pensar em produtos/serviços relacionados a inclusão, acessibilidade e tecnologia assistiva.

Capturar7

Profa. Liliane Basso e participantes. À esquerda, a bolsista do projeto de extensão, acadêmica Simone Gums

A atividade teve as seguintes etapas:

Na 1ª etapa a turma foi dividida em 2 grupos onde aplicaram a técnica de brainwritting. Individualmente, descreveu-se os problemas associados ao tema proposto. Depois, colocaram-se na situação da pessoa com deficiência e foram apontadas soluções para estes problemas. Na 2ª etapa o grupo passou a limpo em um painel os problemas e soluções.

Durante a oficina 01 baixa

Na sequência, os grupos se trocam e escolheram a melhor solução apontada pelo outro grupo. Na 4ª etapa os grupos se reuniram e construíram um Mind Map – Geração de adjetivos a partir da solução escolhida. A 5ª e última etapa foi a montagem de um painel semântico do cenário e usuário. Para encerrar a oficina cada grupo fez uma breve apresentação dos resultados.

Durante a oficina 02 baixa

Durante a oficina 03 baixa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: