Projeto para o Instituto AME

by

O projeto desenvolvido pelos alunos da disciplina de Projeto I – Design Social, no segundo semestre de 2011, para o Instituto Ame teve como objetivo geral, o desenvolvimento de um produto, com finalidade de geração de renda para o Instituto, bem como o reprojeto da identidade visual existente, visando a divulgação do Instituto para seus diferentes públicos. Utilizou-se como base a metodologia proposta pela autora Peón (2000), a fim de organizar os procedimentos e auxiliar na solução dos objetivos a serem alcançados.

Para definir as diretrizes do projeto, pontuaram-se os aspectos positivos e negativos do instituto a ser trabalhado. Como aspecto positivo considerou-se a proposta da instituição, os trabalhos desenvolvidos e as técnicas utilizadas. Em contra proposta, os pontos negativos foram a identidade visual mal formulada, a falta de clareza na comunicação digital com o público e os problemas com a divulgação e organização das informações.

Mapa mental com pontos positivos e negativos da instituição

Definidos os pontos a serem observados, partiu-se para a avaliação de todos os materiais que a entidade dispunha e que precisariam ser refeitos. Avaliou-se principalmente a identidade visual, foco inicial e principal do projeto e aplicações em site, folders e cartão de visita.  Também pensou-se em um novo produto para ser comercializado revertendo em renda para entidade.

Desenvolveu-se então uma nuvem conceitual, onde foram apontados todos os conceitos que deveriam ser levados em conta no desenvolvimento da identidade visual e produtos. A imagem a ser passada deveria ser de um Instituto educativo, preocupado com inclusão social, sustentabilidade, preservação, inclusão, cidadania, enfim, preocupado com a preservação da vida.

Nuvem conceitual com palavras-chave

 No decorrer da etapa de geração de alternativas, conscientizou-se da importância desta para que os objetivos desejados fossem atingidos.

Geração de alternativas

 Optou-se pelo uso de linhas dando a ideia do contorno de uma arara, ficando assim com um visual “leve”, fazendo ainda referência ao meio ambiente, à natureza brasileira. As asas da arara do símbolo foram projetadas a fim de dar a ideia de folhas de livro, remetendo à educação. Logo, na proposta para a identidade visual da empresa, foi possível combinar os conceitos de Arte, Educação e Meio Ambiente, os quais são trabalhados pelo Instituto AME.

Proposta Final

Analisando os resultados obtidos, notou-se que eram necessárias algumas mudanças no visual do Instituto AME, como a identidade visual, o site, cartão de visita e folders. Desenvolveu-se então uma identidade visual mais moderna, com traços simplificados, dando um ar mais leve, assim como o site e folder, que ficaram com uma aparência mais limpa, direta e organizada.

Aplicações

Website

 Criou-se, ainda, um chaveiro com o símbolo do Instituto AME, a fim de levar o nome da instituição e arrecadar renda, podendo assim manter valores essenciais à nossa sociedade: cidadania, educação, responsabilidade social e conscientização ambiental.

Chaveiro com o símbolo da entidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: