Projetos 2011

by
Para 2011, o Projeto está vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, considerando a participação de acadêmicos bolsistas, voluntários, professores, e alunos das disciplinas de Projeto I – Design Social e Projeto II – Design Sustentável. Atualmente, o projeto atende mais dois novos parceiros – a Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO e Associação de Artesãos de Campo Bom. Os alunos Leonardo Broilo,  Gisceli da Silva e Maria Ieda Scheer estão atualmente vinculados no projeto, além da participação dos alunos da disciplina de Design Social e Design Sustentável.

A primeira atividade do semestre foi uma oficina criativa com os alunos, onde foi abordado o processo criativo para desenvolvimento de alguns produtos de forma artesanal. Esta mesma atividade será aplicada posteriormente com os grupos vinculados ao projeto.

O problema apresentado aos alunos era a questão do desenvolvimento de novos produtos, utilizando materiais como vidro, PET, pneu e latas de alumínio, considerando a produção de forma artesanal. Foram aplicadas ferramentas como o brainstorming[1] e mapa mental (mind map) para representar palavras, ideias e outros itens ligados ao problema central, através de recursos como desenho, colagens, entre outras. Ao final os alunos deveriam apresentar as possibilidades de produtos que poderiam ser desenvolvidos a partir deste enfoque.

Oficina Criativa

 

[1] Técnica de criatividade coletiva, popularizada por Alex Osborn, em 1930, com objetivo de gerar uma grande quantidade de ideias em resposta a um problema. [Morris, 2010].

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: