Projeto junto ao Cras Canudos

by

O projeto desenvolido em parceria com a Incubadora de Economia Solidária e o Centro de Referência da Assistência Social em Novo Hamburgo/RS consiste na valorização do grupo, promovendo a união das artesãs do Cras em prol da geração de renda.

Durante os encontros em oficinas e bate-papo com o grupo de artesãs do Cras/Canudos, observou-se a criatividade das artesãs, mesmo com a falta de técnica. Com o material recebido e com o auxilio das oficinas do Grupo Moda em Produção, foram produzidas algumas peças de artesanato, moldadas através da livre criatividade das artesãs. Não há um foco em um determinado tipo de produto, mas se destacam na produção de artefatos decorativos, como miniaturas de objetos feitos com tecido.

Encontros com o grupo de artesãs do CRAS Canudos

                       Organizou-se um brainstorming  para geração de ideias e para visualizá-las, onde foram feitos esboços a mão livre. Este estado inicial permitiu explorar as possibilidades na aparência e funcionalidade do produto.  Após este trabalho inicial, foram votados pelo grupo quais modelos deveriam receber um o refinamento e identificação dos pontos positivos e negativos em todos os desenhos.

Estudos para geração de modelo de bolsa a ser confeccionada pelo grupo

          Visando o senso de cooperação entre o grupo, o modelo sugerido como produto foi uma bolsa de ombro, confeccionada como acessório de vestuário e a partir de análises das medidas de usuários de percentil 50 conforme PANERO (2003).

Proposta Final da Bolsa

          Identificou-se nas visitas à sede de reuniões do grupo de artesãs em questão, a importância do reforço do nome Arte em Produção. Desta forma considerou-se a questão de transformar este nome em uma marca para os produtos comercializados. Uma das soluções apresentadas para a fixação da marca foi a confecção de uma tag com o logotipo carimbado em uma pequena tira de couro, material esse recebido de doação, abundante na cidade oriundo das fábricas de calçado.

Estudo para geração de modelo de etiqueta para divulgação do nome do projeto

 

          Também desenvolveu-se um modelo de avental como uniforme.

Estudo para geração de modelo de uniforme

 
A aplicação da proposta prevê a realização de oficinas de modelagem e customização junto às artesãs.

Uma resposta to “Projeto junto ao Cras Canudos”

  1. Renan Becker Says:

    Ah sim, esqueceram de falar que a gente tirou 7 só 😦
    Tb não comentaram a postura das professoras quanto a nossa avaliação…mas vou ficar quieto né…medo de projeto II. hahaha.

Deixe um comentário