Comunicação Visual e divulgação da Feira de Economia Solidária da Feevale

by

A proposta de desenvolvimento de materiais de comunicação visual do ambiente da Feira de Economia Solidária, bem como materiais de divulgação da mesma foi executada pelo grupo de alunos da disciplina de Design Social no segundo semestre de 201o.

          A partir da identidade visual elaborada por outro grupo de trabalho, utilizando um anel como símbolo representativo da união, companheirismo e unidade do grupo social, foi proposta a confecção de móbiles para serem suspensos em pontos estratégicos, de modo a servir como instrumento de sinalização e comunicação da feira.

          Pensando em uma forma mais econômica e durável possível, foi projetado um móbile de madeira de compensado circular. Este objeto de divulgação pode ser fabricado pelos próprios artesãos, considerando o uso das atuais matérias-primas e técnicas já utilizadas em seu trabalho.

Frente do móbile

Verso do móbile

          Os materiais considerados para o projeto do móbile foram madeira de compensado de 3mm ou 4mm, cortado em círculos de 55 cmde diâmetro, pintados com tinta branca PVA ou acrílica. Borda verde ou outra cor prevista no manual de identidade com diâmetro interno de 35 mm, representando o símbolo criado para a Economia Solidária. De um dos lados a assinatura visual da feira pintadoem tinta PVA preta, do outro, uma folha A4 offset, contendo impressas as informações de data e local da próxima feira, alocada dentro de uma espécie de “envelope” de acetato fixado na madeira.

           Conforme estudos de fluxo realizados, os móbiles deverão ser dispostos nos pontos estratégicos pré-definidos pelo menos uma semana antes do início da feira.

Aplicações do móbile

          Para auxiliar na divulgação, foram desenvolvidos panfletos que deverão ser distribuídos uma semana antes do início da feira e durante o evento. Sugere-se o uso dos elementos circulares para dar continuidade ao elemento principal da identidade visual, o qual simboliza a união e a solidariedade. Os panfletos podem ser impressos em offset em gráfica especializada  ou em impressoras digitais. Cada panfleto mede 10,5 x14,8 cm, o que permite a impressão de 4 unidades por folha A4, ou 8 unidades em uma folha A3.

Panfleto para divulgação

          Para identificação da Feira dentro da Universidade sugeriu-se placas com a mesma arte dos móbiles, em cada uma das entradas da Rua Coberta. As placas tem 70 cm de diâmetro e podem ser fixada por barbantes, cordas ou fios de nylon. Assim como os móbiles, as placas possuem uma ótima durabilidade e poderão ser confeccionadas pelos próprios artesãos.

Placas para Feira

         Segundo o grupo “espera-se que todas as ações sugeridas sejam realmente incorporadas ao evento para que este possa obter resultado satisfatório atendendo a demanda apresentada no inicio do projeto. A abordagem de cunho social no design apresenta-se como uma grande aliada ao desenvolvimento da sociedade como um todo, de maneira a sugerir que o design pode e deve ser aplicado indiferentemente do valor que se tem para investir em mudanças, é de suma importância que o design como ferramenta de inovação esteja sempre ao alcance de todos sem distinção”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: