Projeto de Identidade Visual para a Feira de Economia Solidária da Feevale

by

Outro  projeto desenvolvido em 2010 pelos alunos consistia em valorizar a Feira de Economia Solidária da Feevale através de um Projeto de Identidade Visual que personalizasse a identificasse a mesma, considerando o reestudo da ambientação, inovação de produtos, novas formas de comunicação/divulgação e embalagens.

A partir de conversas realizadas com os artesãos, algumas restrições se fizeram necessárias como: manter as toalhas verdes já usadas pelos artesãos e com um investimento conjunto do grupo; considerar o orçamento próximo a zero – a marca deveria poder ser aplicada pelos próprios artesãos, em diferentes materiais e através de diferentes técnicas, sem perder sua caracterização.

Pesquisa de Campo: com o objetivo de conhecer o público freqüentador/consumidor da feira, quais suas impressões e expectativas, realizou-se uma pesquisa em caráter quantitativo. O questionário foi realizado no mês de setembro de 2010 e foi composto por 10 questões objetivas, tendo sido aplicado via internet a alunos, professores e funcionários da Universidade Feevale, com 122 respostas. Observou-se que o público que circulava pelo local tinha entre20 a25 anos (52%), sendo a maior parte dos entrevistados alunos (95%) seguida de professores (3%) e funcionários (2%) e destes (66%) são mulheres e a maioria acessa frequentemente (59%) a rua coberta, mais no início da aula (70%). Um número considerável demonstrou que (61%) dos entrevistados ficava sabendo dos eventos da Feevale por e-mail, seguido por (39%) boca a boca e (23%) cartazes. O valor de compra em média a cada visita era de R$1,00 aR$ 5,00 (30%) seguido de R$6,00 aR$ 10,00 (25%).  O público com maior presença eram alunos do sexo feminino de20 a25 anos.

“Antes de rabiscar as formas da marca, nós pensamos: o que faz a Feira de Economia ser diferente, especial? O que as pessoas devem sentir ao se deparar com a Feira e com o seu logotipo? Através dessas perguntas, concluímos que as cinco palavras apresentadas na nuvem conceitual definiam bem a Feira, seus produtos e seus artesões. E com elas em mente, o logotipo foi criado. Além disso, tivemos de levar em conta algumas restrições – algo que distinguisse a Feira de Economia Solidária das outras Feiras que ocorriam na Feevale; – algo fácil de ser reconhecido; – algo fácil de ser reproduzido e aplicado em qualquer superfície, seja ela tecido, papel, plástico ou cimento.”

Proposta da Identidade Visual para a Feira da Economia Solidária

Segundo o grupo, considerando o projeto de forma participativa, foi sugerido aos artesãos  que escrevessem em uma folha de papel todo o alfabeto com a sua caligrafia, sem se preocupar se estava bonita ou feia, grande ou pequena, visando representar a personalidade de cada através do seu traço. Todas as letras foram analisadas com muito cuidado e as escolhidas tornaram-se parte do logotipo da feira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: